O QUE É: – A Prova de Carga Estática (PCE) é o ensaio mais confiável e normatizado para determinação da capacidade de carga de estacas, sendo referência para validação de projeto, dimensionamento de fundações e controle de qualidade de execução. Consiste na aplicação de cargas crescentes sobre uma estaca, instrumentada ou não, e no monitoramento dos seus deslocamentos ao longo do tempo. A análise do comportamento carga × recalque permite determinar a capacidade de carga admissível, o modo de ruptura (fuste/base), e a comportamento deformacional do elemento de fundação.
O QUE É: – O PIT (Pile Integrity Test), ou Ensaio de Integridade de Estacas por Método de Onda (Low Strain Impact Test), é um ensaio não destrutivo utilizado para avaliar a integridade física e estrutural do fuste de estacas moldadas in loco. Este ensaio permite detectar falhas internas, como descontinuidades, colapsos parciais, gargalos, rompimentos, segregações, zonas de concretagem deficiente que podem comprometer o desempenho da fundação.
Os indicadores de nível de água (INA) têm como função identificar a cota na qual o solo se encontra saturado, definindo assim o nível freático naquele ponto. Os medidores podem ser instalados aproveitando uma sondagem pré-existente ou através de uma sondagem à percussão com o trépano de lavagem. A leitura dos INAs é feita com um medidor de nível de água elétrico e deve ser realizada periodicamente, levando em consideração o afluxo de água decorrente da pluviosidade ou da quantidade de rejeito. A função de um piezômetro é medir a poropressão no ponto do solo no qual foi instalado, sendo medida a cota piezométrica que é a soma da carga de elevação com a carga de pressão no ponto instalado. As cargas podem ser medidas em meios contínuos (solos), nos quais aplicam-se modelos clássicos regidos pelas leis de Darcy, ou em meios descontínuos (rochas), nos quais as descontinuidades fornecem o principal meio percolação de água.
Tem a finalidade de se conhecer de uma forma rápida e econômica a capacidade de carga das estacas. Objetiva principalmente determinar a capacidade de ruptura da interação estaca-solo, para carregamentos estáticos axiais. Ao mesmo tempo avalia a integridade das estacas e a eficiência dos sistemas de cravação, bem como otimiza o projeto de fundação evitando custos excessivos e comprometimentos extras de estacas ou altos coeficientes de segurança. Detecta danos na estaca, indicando a extensão e a localização. É feita através da instalação de sensores no fuste da estaca, em uma seção situada poucos metros (1 a 2) do diâmetro abaixo do topo da mesma. Os sinais dos sensores são enviados por cabo ao equipamento PDA, que armazena e processa os sinais “online”. Uma estaca é golpeada por um martelo, ondas resultantes do impacto se propagam ao longo da mesma.